Quem somos

News1

Somos uma editora independente, que nasceu bem pequena em 2014, uma empresa de uma pessoa só. Em 2015, dobramos de tamanho: agora somos duas! Vamos continuar crescendo. Mas não queremos ser grandes. Muito menos, gigantes!

Publicamos livros de autoras estrangeiras e também brasileiras. Note: autorAs. Sim, só publicamos mulheres. Nosso primeiro título, lançado em 2014, foi Inglês Jurídico (WTF? Pois é… Calma, leitoras, já vamos explicar por quê). Em 2015, criamos a coleção Parto com Prazer, e passamos a priorizar temas ligados ao universo feminino: gravidez, parto, maternidade. Nossa próxima coleção terá como tema os relacionamentos. E isso é só o começo…

A diferença dos nossos livros para os que predominam nas livrarias é a busca por uma abordagem mais consciente, crítica, social e transformadora, que não infantiliza a mulher. Ao contrário, dá a ela ainda mais poder.

Um de nossos objetivos é traduzir obras de referência que dificilmente seriam publicadas por grandes editoras no Brasil. E editar livros que abordem temas pelos quais o mercado editorial (ainda) não se interessa, mas que certamente encontrarão leitoras ávidas entre as brasileiras.

Como jamais publicaremos manuais do senso comum, como os bem-sucedidos Nana, Nenê, Encantadora de Bebês ou mesmo a “bíblia” do Dr. De Lamare, é pouco provável que algum dia tenhamos um best-seller em nosso catálogo. Sendo assim, as vendas devem passar beeeem longe da casa dos milhares de exemplares. Tudo bem, estamos felizes e satisfeitas com essa escolha (e, por favor, colabore conosco e com nossas autoras não fazendo cópias dos livros). 

Fundada e mantida por duas mulheres-mães, profissionais da palavra, com muitas afinidades e interesses em comum, além do mesmo nome – Luciana, um nome de família para uma, um hit dos anos 1970 para outra –, a editora surgiu de uma necessidade prática e de uma grande vontade de fazer as coisas de um jeito novo.

Foto: Marcelo Min
Luciana Carvalho e Luciana Benatti

Tudo começou quando a Luciana (Carvalho) escreveu o livro Inglês Jurídico – Tradução e Terminologia – o assunto é uma de suas especialidades, acredite! –, mas não encontrou editora disposta a publicá-lo como ela gostaria. Resolveu abrir uma editora e cuidar de (praticamente) tudo sozinha. Foi lá e fez: o livro inteirinho, do começo ao fim (sendo “fim” o processo de colocar no envelope, endereçar, selar e postar no correio). O que lhe rendeu muita experiência, além de uma grande satisfação, pois o livro é um sucesso de crítica e já vendeu mais de mil exemplares.

Na escola dos filhos, conheceu a outra Luciana (Benatti), que tinha acabado de publicar um livro sobre parto humanizado, o Parto com Amor, em parceria com Marcelo Min, pela Panda Books. Um livro que, apenas no boca-a-boca, vendeu mais de 4 mil exemplares e já está na terceira impressão. Lu Benatti tinha mais alguns (na verdade, vários) projetos de livro engavetados, dela e de outros autores, mas não encontrava editora para publicá-los.

Ficamos amigas. Então a Lu Carvalho decidiu escolher como tema de seu doutorado em estudos linguísticos na USP o discurso de relatos de parto normal após cesárea. E convidou a Lu Benatti para fazer uma leitura crítica do texto. Esse trabalho nos aproximou ainda mais. E a editora ganhou impulso. A tese virou o livro Eu não quero [outra] cesárea: um de nossos primeiros lançamentos.

E foi assim que nós, uma dupla de ativistas do parto humanizado e da maternidade consciente, criamos uma editora, a Ema Livros. Cada uma de nós tem dois filhos, todos meninos, entre quatro e oito anos de idade. Os quatro estudam na mesma escola, que ajudamos a criar. Os meninos são amigos e brincam muito bem juntos, o que é de grande valia quando precisamos trabalhar e, ao mesmo tempo, cuidar deles. Acontece com frequência.

Nosso livros são trabalhados em pequena escala, com as Mãos e o Coração (título de um livro que vem por aí!), numa atmosfera de amor e prazer. Um trabalho imerso no cotidiano familiar, feito de forma quase artesanal, mas absolutamente profissional.

Esperamos que gostem de ler nossos livros tanto quanto nós gostamos de fazê-los!

Luciana Benatti & Luciana Carvalho

SO-EMA